Prefácio
Historiadores e antologistas do pensamento anarquista, ao comparar os grandes clássicos libertários com outras escolas de filosofia política, sempre estiveram ansiosos para mencionar o fato de que nenhum teórico anarquista jamais esteve no nível de Marx ou Hegel. O que eles querem dizer com este fato é fácil de definir: tradicionalmente, os filósofos anarquistas não foram construtores de sistemas e não alcançaram um nível tão profundo na análise de ideias e instituições como os grandes ideólogos. Marx é mencionado com mais frequência, talvez, como um contraste, porque Marx era igualmente competente em filosofia, economia e história. Além disso, Marx pegou uma grande variedade de linhas de pensamento prevalecentes em meados do século XIX e as unificou em um poderoso sistema de socialismo. Além disso, Marx foi o pai de um poderoso movimento ideológico que teve um profundo impacto histórico. E, seja o que for que se possa pensar do fato, é verdade que, em comparação com Marx, todos os teóricos anarquistas podem ser considerados superficiais. Não que Warren, Tucker, Spooner, Stirner, Bakunin, Kropotkin e Tolstoi, apenas para mencionar alguns dos anarquistas mais famosos, fossem de alguma forma ignorantes. Poucos teóricos de qualquer campo, por exemplo, são tão rigorosos, apaixonados e sistemáticos quanto Lysander Spooner. E poucos consideraram tantos problemas e eventos como Tucker. Bakunin também foi o fundador de um movimento que, pelo menos por algum tempo, rivalizou com o de Marx. Mas depois de tudo isso dito, resta enfrentar: nenhum teórico anarquista atingiu a estatura, intelectualmente falando, dos grandes filósofos políticos da civilização ocidental.
Até agora. Nos últimos anos, os libertários viram os sinais iniciais de amplo reconhecimento do mais jovem dos “superstars” libertários: Murray N. Rothbard. Ainda na casa dos 40 anos, os escritos de Rothbard começaram a emergir no New York Times, no Intellectual Digest e em muitas outras publicações importantes – de esquerda, direita e centro. Ele apareceu em vários programas de rádio e televisão, incluindo o Today Show, e suas ideias foram amplamente debatidas em todo o país. Ele está despertando mais e mais admiradores com a publicação de seu último livro, For A New Liberty. Embora Rothbard ainda não tenha o impacto de Rand, Friedman ou Hayek, sua influência está crescendo rapidamente.
Mas as coisas mais significativas a serem ditas sobre Rothbard são intelectuais. Pois em Rothbard temos um dos únicos construtores de sistemas explícitos escrevendo hoje. Ele já publicou três volumes de um tratado sobre princípios econômicos, a saber, os dois volumes de seu Man, Economy, and State e sua sequência, Power and Market. Numerosos trabalhos sobre história econômica foram publicados, e com a publicação de For A New Liberty, há a primeira declaração do tamanho de um livro de sua filosofia política. Além disso, o melhor ainda está por vir. Rothbard está trabalhando para concluir seu livro sobre a ética da liberdade e para publicar os primeiros volumes de sua história em vários volumes dos Estados Unidos em um futuro próximo. Este último envolve um dos empreendimentos mais ambiciosos de qualquer historiador contemporâneo.
Mas se o escopo intelectual e a natureza prolífica de Rothbard surpreendem alguns, outros o têm seguido avidamente por vários anos. Pois, espalhados por dezenas de jornais e revistas, estão literalmente dezenas de artigos sobre tudo sob o sol, desde a metodologia das ciências sociais até pesquisas detalhadas sobre a natureza do coletivismo da Primeira Guerra Mundial, desde a filosofia da propriedade até a natureza e falácias do igualitarismo. Já há algum tempo, o boom de Rothbard tem ocorrido rapidamente, mas relativamente poucos de seus ensaios pioneiros foram vistos fora de periódicos obscuros. Poucas pessoas entendem a ideologia rothbardiana em seu contexto completo.
É nosso propósito, ao publicar este pequeno livro de alguns dos maiores ensaios de Rothbard tão próximos da publicação de For A New Liberty, continuar de onde o livro parou. Portanto, aqui está Murray N. Rothbard, construtor de sistemas. Para os estudantes do pensamento anarquista, há algo mais presente aqui: o primeiro filósofo social anarquista que não só está no nível de Marx em termos de escopo e originalidade, mas que também é um libertário. Pois Murray N. Rothbard foi um dos primeiros anarquistas verdadeiramente de livre mercado, e o único até agora a propor um sistema ideológico original. Quer alguém concorde com Rothbard ou não, suas ideias são originais em aspectos importantes e também significativas.
O conteúdo deste livro vem de uma ampla variedade de fontes: “Igualitarismo como uma revolta contra a natureza” foi apresentado pela primeira vez antes de um simpósio internacional sobre a desigualdade humana e está sendo reimpresso desde o outono de 1973, número da Modern Age. “Esquerda e Direita: As Perspectivas da Liberdade”, foi reproduzido da famosa primeira edição de Esquerda e Direita. “Justiça e Direitos de Propriedade” foi extraído de outro simpósio. O restante dos ensaios foi extraído das “pequenas” revistas, The Individualis, Outlook, Modern Age, The Standard, Rampart Journal, New Individualist Review, Left and Right e The Libertarian Forum.
Todos esses ensaios podem falar por si, e não é necessário apresentá-los individualmente. Eles lidam com algumas das questões mais significativas de nosso tempo: guerra, paz, desigualdade humana, justiça nos direitos de propriedade, direitos das crianças, libertação nacional e muitos outros.
Seria quase arbitrário escolher alguns como sendo os mais importantes, mas, em minha opinião, o ensaio “Esquerda e Direita: As Perspectivas da Liberdade” é um dos ensaios mais importantes já escritos. Não só é uma peça virtuosa da mais alta ordem, mas também o nível de integração é simplesmente surpreendente. Aqui, em apenas algumas páginas curtas, Rothbard apresenta a coisa mais próxima impressa de um verdadeiro manifesto libertário comparável ao Manifesto Comunista.
Aqui está toda a visão de mundo libertária, a maneira única de ver a história e os assuntos mundiais que mesmo agora poucos libertários entendem completamente. Na verdade, não me lembro de nada na literatura do pensamento político totalmente comparável a este ensaio. Se nada mais, é tão fortemente integrado e condensado que Rothbard juntou mais informações aqui do que a maioria dos autores em todos os livros que eles publicariam ao longo da vida. É neste ensaio que Rothbard descreve o que só pode ser considerado a culminação de toda a cosmovisão do Iluminismo e de toda a tradição liberal clássica dos direitos naturais e da lei natural. Mas o leitor pode descobrir por si mesmo.
Nenhuma coleção de ensaios pode representar totalmente a natureza de uma ideologia tão abrangente quanto a de Murray Rothbard, e este livro não é diferente. Mas é nossa esperança que este livro ajude a adicionar combustível ao crescente interesse no pensamento e escritos de Rothbard, e ajude a estimular a publicação de muitos dos seus ensaios restantes em forma de livro.
Pois até que o trabalho de Rothbard seja cuidadosamente estudado por todos os defensores da liberdade, o valor de suas contribuições para o sistema libertário não pode ser totalmente apreciado e, além disso, a unidade e o verdadeiro contexto histórico do libertarianismo não serão totalmente compreendidos. É para ajudar a alcançar esse objetivo que estamos disponibilizando este livro no momento. Se ajudar a estimular a consideração e a discussão da ideologia desse homem notável, nosso objetivo terá sido alcançado.
R.A. Childs, Jr.
Los Angeles, Califórnia
Janeiro de 1974